sábado, 18 de abril de 2015

Alimentação: aliviando os efeitos colaterais da Quimioterapia

Aliviando os efeitos colaterais da Quimioterapia

Falta de apetite, dor na boca ou garganta, dificuldade para engolir ou mastigar, alterações na saliva (boca seca), náuseas, vômitos, diarréia, constipação intestinal (prisão de ventre), flatulências, feridas que não cicatrizam, queda da imunidade (defesas baixas do organismo), anemia ou sangramento são queixas comuns entre os pacientes em sessões de quimioterapia e de radioterapia. No entanto, uma alimentação balanceada também pode aliviar os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer.

Alimentação leve, uso de temperos naturais, hidratação e gosto do paciente em tratamento são grandes passos para amenizar as sensações dos efeitos sentidos.
É importante sempre lembrar que a alimentação pode ajudar no aumento da disposição!

Abaixo seguem dicas da cartilha do INCA para manter esta alimentação o mais adequada possível, melhorando a sensação bem estar, durante o tratamento; e tornando mais agradável o momento das refeições.


QUANDO OCORRER FALTA DE APETITE
  • Tente fazer refeições leves várias vezes ao dia, pelo menos de três em três horas; 
  • Coma e beba bem devagar; 
  • Evite beber líquidos, principalmente com gás, junto com o almoço e a janta. 
  • Beba trinta minutos antes ou após as refeições; 
  • Prepare pratos coloridos e variados e inclua novos alimentos em seu cardápio; 
  • Se possível, deixe que outra pessoa prepare a refeição e evite ficar na cozinha neste momento; 
  • Tenha sempre uma refeição rápida e saudável disponível em casa e na bolsa;
  • A comida deve ser preparada na consistência que mais lhe agradar e que você consiga melhor tolerar, podendo variar da consistência normal (alimentos ou preparações de qualquer consistência); branda (alimentos em pedaços e bem cozidos); pastosa (alimentos em forma de purês, suflês, amassados, desfiados ou liquidificados) ou líquida (sob a forma de sopas liquidificadas ou não, como sucos, sorvetes, gelatinas, geléias etc.). 

BOCA SECA 
A quimioterapia e a radioterapia na cabeça ou na região do pescoço podem diminuir a quantidade de saliva em sua boca. Para esse problema, siga as orientações abaixo: 
  • Evite comer alimentos secos; 
  • Prepare a comida com caldos ou molhos; 
  • Se não houver aftas, chupe balas, picolés duros ou gelo, ou use chicletes (de preferência os de menta), que podem ajudar a produzir mais saliva. 

PARA EVITAR ENJOO
Fabíola Goulart, nutricionista, recomenda uma alimentação leve, com biscoitos cream cracker ou torradas, comer devagar, mastigar bem os alimentos e evitar líquidos durante a refeição. “Também é importante evitar alimentos fermentativos, como leite puro, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, café, chá preto, chá mate, doces concentrados, chocolates, açúcar, couve-flor e repolho, por exemplo. Bem como evitar odores e temperos fortes, perfumes e cigarros”, orienta.


DIARRÉIA
Para aliviar os sintomas da diarreia, procure beber bastante líquido: água de coco e soro caseiro são boas opções. Goiaba e caju são alimentos obstipantes (prendem o intestino) - suas preparações em sucos também são bem-vindas. Alimentos ricos em potássio, como banana, também devem ser inseridos nesta dieta. 


CONSTIPAÇÃO
Já no caso de evitar a constipação (prisão de ventre), água e outros líquidos para hidratação, alimentos ricos em fibras (frutas com casca, linhaça, aveia, granola, farelo de trigo, p.ex.) devem ser adicionados. Sempre que for possível, fisicamente e mediante liberação profissional, atividades físicas leves também podem ser realizadas, pois ajudam no funcionamento intestinal.




PERDA DE PALADAR

Usar temperos naturais e frescos ajudam a realçar os sabores dos alimentos e melhorar o apetite.
(orégano, manjerona, manjericão, salsa, cheiro verde, gengibre, alho, cebola, pimenta p.ex)
Para sensação de gosto amargo na água, ervas frescas, como hortelã, manjericão, gengibre adicionados à água são muito bem-vindos.
As águas saborizadas são excelentes opções aliadas nesta situação. 












Dra. Ingrid Ferreira - nutricionista, palestrante, escritora e coach
(para contatos e visualização das páginas basta clicar nos links abaixo)

e-mail: nutricoach7@gmail.com

 



fontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário