quinta-feira, 13 de novembro de 2014

De Olho Na Qualidade!!! - PROCON em Ação...

Procon Estadual descarta 900kg de produtos impróprios e realiza interdições na Baixada e São Gonçalo

14.10.2014 - 17:37
20141013_112242aedt_1413322921.65.jpg

O Procon Estadual vistoriou quatro supermercados a pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na segunda-feira (13/10). Os estabelecimentos fiscalizados estão localizados em São Gonçalo, Guapimirim, Belford Roxo e no bairro de Ramos (cidade do Rio). Uma câmara frigorífica e um mercado foram interditados e 900kg de produtos impróprios ao consumo foram descartados. Somente um deles não apresentou irregularidades.

Apenas na filial dos Supermercados Premium, em Belford Roxo, os fiscais descartaram 802kg e 500g de carnes impróprias ao consumo. Nas câmaras frigoríficas do estabelecimento havia desde carnes fora de validade ou sem informações de lote e data de vencimento até produtos em estado de putrefação, o que levou os fiscais a interditarem a câmara de refrigeração, que, além de possuir diversos produtos fora de condições de consumo, estava com problemas estruturais e higiênico-sanitários.

Em Guapimirim, o Mercado do Fernando, no bairro Jardim Santo Amaro, foi interditado pelas suas péssimas condições de higiene e pela desordem encontrada no local. Os fiscais não deram prazo para regularizar, mas o local permanecerá interditado até solucionar todos os problemas.

Na filial do Super Market, localizado no bairro de Jardim Catarina, em São Gonçalo, os fiscais descartaram cerca de 95 kg de produtos impróprios ao consumo entre carnes salgadas, carne moída, salsichas, linguiças e pães.O supermercado Mundial localizado na Rua Uranos, em Ramos, estava regular e não foi autuado.


Balanço da Fiscalização:

1 - Super Market (Av. Dr. Albino Imparato, 1512. Jardim Catarina - São Gonçalo): Divergência de preço de sabonete entre encarte e caixa. Validade expirada dos seguintes produtos: 5 kg de salsicha; um pacote de pão de abobora; um pacote pão de batata 380g; 1 pacote de folhado; 260g linguiça; 4kg e 670g de paio; 4kg de calabresa. Sem especificação: 18kg de salsicha; 14kg de pá bovino; 45 kg de carnes salgadas; 4kg de carne moída.


2 - Mercado do Fernando (Rua Plutão, 29 – Guapimirim): Havia 20 latas de 130 g de extrato de tomate vencidas. Ambiente com teia de aranha, cocô de rato, sujo, fiação exposta e precisando de dedetização. Interditado o mercado por prazo indeterminado até regularização dos problemas.


3 - Supermercado Premium (Praça Getúlio Vargas, 76 – Belford Roxo): Nas câmaras frigoríficas havia 4,3kg de maminha de alcatra vencidas com coloração esverdeada e odor característico de carne em putrefação; 116,6 kg de steak de frango vencidos. No estoque seco: 1kg de cacau em pó e 4kg de Recheio de limão vencidos. Na câmara de lacticínios: 75kg de presunto; 2kg de lombo canadense; 18kg provolone vencidos. Produtos sem informação de validade, com coloração esverdeada e odor característico de carne em putrefação: 161 kg aparas de diversas carnes encontradas nas câmaras misturadas com carne moída; 9kg de acém; 3,6 kg de linguiça. Sem informação: 13kg de fígado bovino; 15kg de steak de frango embalado a granel sem informação de validade; 39kg de carne moída. Mal acondicionados: 9kg de carré sem embalagem, em contato direto com fundo da ilha. Produtos armazenados nas câmaras em contato direto com o piso do estabelecimento. Produtos expostos a granel para manipulação direta pelo consumidor: 14kg de linguiça fina; 52kg de calabresa; 11kg de bacon; 9kg calabresa; 7kg de paio; 239kg de carne seca. Câmara de resfriados interditada por péssimas condições estruturais (ferrugens, azulejos quebrados) e higiênico-sanitárias (pedaços de carne, sangue e agua no piso). Câmara de congelados e área de preparação com azulejos quebrados, determinada a manutenção e limpeza geral no prazo de 15 dias.


Matéria retirada da fonte: www.procon.rj.gov.br/ (em 13.11.2014 - 22:40h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário