sábado, 25 de outubro de 2014

Nutrição e Coaching – Qual a relação?





Para algumas pessoas, a mudança dos costumes alimentares é um desafio difícil de ser encarado, mas o coaching nutricional pode ajudar a mudar esse pensamento. Nele, o especialista, ou coach, contribui para que os indivíduos quebrem as barreiras que os impedem de cumprir metas e alcançar uma vida mais produtiva e saudável. O processo ocorre a partir da percepção que o sujeito tem de seus próprios desejos e do que precisa ser feito para que eles se tornem realidade.

Existem cursos de coaching voltados para as mais diversas áreas, entre elas, a nutrição. Por meio do método, os horizontes são ampliados e a indisposição dá lugar ao entusiasmo focado na mudança de hábitos. A ajuda do profissional qualificado é fundamental para que a conquista dos objetivos aconteça no tempo certo, respeitando as vontades, capacidades e limites de cada um.

A pessoa que busca o auxílio de um especialista deseja, sobretudo, conhecer os caminhos que podem ser percorridos a curto, médio e longo prazo, identificando falhas e competências e aprendendo a superar os erros e obstáculos.

Muitas são as vertentes em que o coaching do ramo da alimentação pode atuar, como as voltadas para idosos, esportistas, crianças, adolescentes, mulheres e gestantes. Há também aquelas ligadas, além da saúde, a fatores estéticos e cirúrgicos. Para cada uma dessas especificidades, existe uma orientação diferente e direcionada, sempre baseada no diálogo e no entendimento dos indivíduos em relação a si mesmos.

Nesse sentido, o coach pode ajudar os orientados no alcance de metas como:

- Autoconhecimento e elevação da autoestima;

- Eliminação de falhas e barreiras que impedem o sucesso;

- Expansão da criatividade;

- Redução do estresse;

- Desenvolvimento de relacionamentos interpessoais;

- Coerência ao fazer planos;

- Discernimento para tomar decisões assertivas;

- Estímulo ao lado intelectual;

- Estabilidade em todos os âmbitos da vida;

- Alcance do crescimento pessoal e profissional;

- Gerenciamento de crises;

- Avanço na capacidade para influenciar indivíduos;

- Eliminação da resistência a mudanças;

- Ampliação de persistência e vigor;

- Extensão da inteligência emocional;

- Aumento da qualidade de vida.

Unindo a metodologia do coaching aos conhecimentos nutricionais, é possível conquistar inúmeros benefícios, como a escolha dos elementos corretos na hora das compras e das refeições – o que resulta em uma alimentação saudável – e a elevação da autoestima com o alcance do peso ideal e a prática de exercícios físicos.

FALE CONOSCO - contato: nutricoach7@gmail.com



(Autor: Villela da Matta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário