quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ganhos após a musculação: gordura ou massa magra?

Ganhos após a musculação: gordura ou massa magra?
Veja a diferença entre gordura e massa magra e aprenda a identificar seus ganhos.
Ganho de massa magra ou gordura?

Você quer emagrecer ou ganhar massa magra? Ninguém quer ganhar gordura à toa, obviamente. É importante saber a diferença entre ganho de gordura corporal e ganho de massa, se você está em uma rotina de exercícios e dieta. 
Repare o que anda fazendo em seu treino de musculação: está treinando muito e comendo pouco? Dessa forma, seu corpo irá gastar mais energia do que consumir, proporcionando a queima de gordura e massa. Cuidado com as dietas malucas, pobre em gorduras boas e nutrientes. O corpo precisa manter suas funções vitais equilibradas.
Um quilo de massa magra é menor e mais compacto que um quilo de gordura. Por isso, quando fazemos algum exercício muscular é possível perceber que as roupas ficam com melhor caimento por conta da perda de gordura, que ocupa mais espaço no corpo.

Se você prefere os exercícios focados em hipertrofia, evite acreditar apenas na balança. Procure tirar fotos de seu progresso e compare-as futuramente.

Quem está em busca da perda de peso pode dar prioridade para a fita métrica e o adipômetro. Adaptar a dieta aos seus objetivos é a forma principal para perder peso ou ganhar massa magra saudavelmente.

Pessoas que ganham massa magra podem notar também um ganho de peso, que pode vir acompanhado de um pouco de gordura. Repare se seu corpo está com os músculos rígidos, apesar do aumento do peso.
Já as pessoas que perdem peso notam que alguns músculos também vão embora com a gordura. Não se preocupe, após o emagrecimento é possível recuperar os músculos com uma dieta mais rica e volumosa em carboidratos, proteínas e gorduras boas.
Os resultados da hipertrofia muscular e dieta específica aparecem logo no primeiro mês, mas resultados expressivos demoram em torno de três meses. Portanto, para começar a ver diferença nas medidas corporais e aparência, é preciso manter-se constante na prática de exercícios físicos e alimentação correta.

Para acompanhar seu progresso corretamente, consulte um profissional da área e faça uma avaliação física. Colete os dados de gordura corporal (conhecidos como BF ou GC), IMC, altura e peso exatos para que sua dieta e treino sejam montados com maior precisão.

Para as pessoas que procuram um estilo de vida mais ativo que o da maioria que pratica exercícios regularmente, o acompanhamento de um nutricionista esportivo é recomendado.

texto retirado do site: Ciência e Saúde <Ganhos após a musculação>, em 13.05.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário