quarta-feira, 23 de julho de 2014

Atividade Física no Emagrecimento: Qual a importância da Musculação?

Atividade física no emagrecimento: 
Qual a importância da musculação?
(por Lívia Balthazar & Ingrid Ferreira - nutricionistas da equipe Nutri Coachnutricoach7@gmail.com)


Artigo publicado na revista Noivas - 4ª edição - 2013 - p.78

Muitas pessoas que objetivam perder peso evitam a prática de exercícios de força como a musculação com receio de aumentarem o peso ou as medidas em virtude do ganho de massa muscular.

Entretanto, pesquisas indicam que para a perda de peso e de gordura corporal, deve-se associar exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, andar de bicicleta; com exercícios anaeróbicos como a musculação.

Isso se explica porque a musculação é capaz de estimular a queima de gordura após a atividade física, enquanto o exercício aeróbico estimula a queima de gordura durante o exercício.  Ou seja, você estará perdendo calorias não só durante o exercício, como após o término dele também.
Além disso, o músculo gasta oito vezes mais calorias que a gordura, potencializando ainda mais a perda de peso.
O problema é que muitas vezes as pessoas começam a praticar musculação, mas não adotam uma dieta com poucas calorias para estimular a obtenção de energia através dos estoques de gordura. Com isso, não há perda da gordura corporal e ocorre ganho de massa muscular, fazendo com que haja aumento de peso e medidas, o que leva as pessoas a acreditarem que estão “engordando”.
Se o seu objetivo não é só perder peso como também ganhar definição, é preciso adotar uma dieta com baixo valor calórico e a prática de atividade física aeróbica e anaeróbica, que associadas promovem a perda de gordura e a manutenção da massa muscular, resultando na definição muscular tão desejada.
Lembrando que não é necessário se matar na esteira nem na bike para perder logo aqueles quilinhos indesejáveis. A queima de gordura é maior quando o exercício é de baixa a média intensidades, porém sua prática deve ser de longa duração (acima de 30 minutos).
Outra boa notícia é que a ordem dos treinamentos não altera o resultado. Pesquisas comprovam que o exercício aeróbico pode ser realizado antes ou depois da musculação, não havendo diferença na queima de calorias.
                E para os preguiçosos de plantão: indivíduos sedentários possuem uma maior taxa de queima de gordura quando comparados a esportistas já condicionados.
                Gostou dos motivos para começar a se exercitar? Então, corra para academia mais próxima!
                Algumas orientações valem ser ressaltadas para que a saúde, a qualidade de vida e o corpo almejado sejam alcançados, sem estresses físicos: 
1. Não adianta passar fome e nem querer virar um “atleta” da noite para o dia. Dietas malucas não funcionam e você pode se lesionar. Por isso, procure a orientação de um professor de educação física e acompanhamento nutricional de um nutricionista especializado.
 2. Para escolher os alimentos adequados e quantidades ideais ao teu estilo de vida e necessidades corporais, é necessário que haja o acompanhamento de um profissional devidamente habilitado e capacitado a trabalhar com os alimentos: um nutricionista.
3. Se o teu objetivo está pautado no tempo, “antecedência e foco” são as palavras chave para a busca do início de teu programa alimentar. Procure teu médico para realizar exames e receber permissão para realizar atividades físicas; posteriormente, na academia, converse com o preparador físico para que ele te indique as melhores atividades para alcançar o objetivo; em conjunto a tudo isto, procure um nutricionista para prescrever quantidades e qualidades de alimentos, de acordo com o intuito e necessidades do teu organismo.
Quanto maior a antecedência na busca destes profissionais, melhor a qualidade dos resultados.


FALE CONOSCO - contato: nutricoach7@gmail.com


FONTES:
- Jornal científico do Centro de Estudos e Pesquisas em Exercício Físico e Nutrição (CEPEN), fev/2013
- Bonifácio, NP ; César, TB. Lipid metabolism on the physical exercise. Rev. Bras., 2005.
- Mc Cleland, GB. Fat to the fire: The regulation of lipid oxidation qith exercise and environment stress. Comparative Biochem and Physiol, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário